FICHAMENTO
ALMEIDA, Maria
Elizabeth Bianconcini de. Gestão de
tecnologias na Escola. Biblioteca
do curso de Gestão Escolar e tecnologias/UNB, Brasília, 2013. Disponível em : http://www.tvebrasil.com.br/salto
- Boletim, 2002. Acesso em: 07/08/2004.
Resumo:
A
autora inicia o texto com um breve comentário contendo a sua visão positiva no
uso das TIC’s no contexto da Gestão escolar e na prática pedagógica.
Nesta
visão positiva da inserção das TIC’s no contexto escolar percebe-se que a
autora da ênfase ao processo de comunicação da rede colaborativa que se forma
na comunidade escolar.
A
autora dá destaque a importância da formação continuada não só dos professores
mas de toda a comunidades escolar e em especial ao gestores.
Ela
apresenta o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), fruto de
uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Secretária de Educação a
Distância (SEED), que englobam cursos presencias e à distância para a
especialização lato sensu de
educadores e apresenta um exemplo de formação de 340 diretores e coordenadores
de escolas públicas, que aconteceu na modalidade semipresencial na região norte
do Brasil.
E
finaliza o seu texto enfatizando a importância da formação continuada de
educadores ; sejam eles professores, gestores ou técnicos administrativos; para
a formação de redes colaborativas de aprendizagens apoiadas em ambientes
virtuais e no uso de TIC’s.
2) Citações
principais do texto:
“TIC na escola, principalmente com o acesso à internet, contribui para
expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a
criação de comunidade colaborativa que privilegiam a comunicação.”(p.1)
[...] a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem,
intercambio e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a
distância, cuja a criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada
e em serviço do educador.”(p.2)
“A importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola,
fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para
o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem.”(p.4)
“O papel do gestor não é apenas de promover condições para o uso efetivo
das TIC’s em sala de aula, e sim que a gestão das TIC’s na escola implica
gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e
informacional.”(p.5)
3) Comentários:
De
acordo com a autora as TIC’s adentraram
na escola como uma ferramenta administrativa que visava controle e agilidade de
atividades administrativas, mas que aos poucos foi se transformando em uma
ferramenta pedagógica de informação e comunicação que deve ser articulada com
outros espaços para a produção de conhecimentos.
Além
disso a autora afirma que: a formação de educadores com a utilização das TIC’s,
articuladas com a realidade escolar, pode proporcionar, à gestão escolar, a
superação de problemas, através do conhecimento de novos paradigmas e
metodologias que visem transformar o fazer profissional.
4)Questionamento
Como estão em 2013 as escolas da
região norte do Brasil, que participaram do Projeto ProInfo desenvolvido pela
PUCSP em parceria com a UFPA, após a formação de seus educadores?
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