sexta-feira, 5 de julho de 2013

Gestão de tecnologias na Escola

FICHAMENTO

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na Escola. Biblioteca do curso de Gestão Escolar e tecnologias/UNB, Brasília, 2013. Disponível em : http://www.tvebrasil.com.br/salto - Boletim, 2002. Acesso em: 07/08/2004.

Resumo:
A autora inicia o texto com um breve comentário contendo a sua visão positiva no uso das TIC’s no contexto da Gestão escolar e na prática pedagógica.
Nesta visão positiva da inserção das TIC’s no contexto escolar percebe-se que a autora da ênfase ao processo de comunicação da rede colaborativa que se forma na comunidade escolar.
A autora dá destaque a importância da formação continuada não só dos professores mas de toda a comunidades escolar e em especial ao gestores.
Ela apresenta o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), fruto de uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Secretária de Educação a Distância (SEED), que englobam cursos presencias e à distância para a especialização lato sensu de educadores e apresenta um exemplo de formação de 340 diretores e coordenadores de escolas públicas, que aconteceu na modalidade semipresencial na região norte do Brasil. 

E finaliza o seu texto enfatizando a importância da formação continuada de educadores ; sejam eles professores, gestores ou técnicos administrativos; para a formação de redes colaborativas de aprendizagens apoiadas em ambientes virtuais e no uso de TIC’s. 
2) Citações principais do texto:
“TIC na escola, principalmente com o acesso à internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidade colaborativa que privilegiam a comunicação.”(p.1)
[...] a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercambio e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a distância, cuja a criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada e em serviço do educador.”(p.2)
“A importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem.”(p.4)
“O papel do gestor não é apenas de promover condições para o uso efetivo das TIC’s em sala de aula, e sim que a gestão das TIC’s na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional.”(p.5)
3) Comentários:
De acordo com a  autora as TIC’s adentraram na escola como uma ferramenta administrativa que visava controle e agilidade de atividades administrativas, mas que aos poucos foi se transformando em uma ferramenta pedagógica de informação e comunicação que deve ser articulada com outros espaços para a produção de conhecimentos.
Além disso a autora afirma que: a formação de educadores com a utilização das TIC’s, articuladas com a realidade escolar, pode proporcionar, à gestão escolar, a superação de problemas, através do conhecimento de novos paradigmas e metodologias que visem transformar o fazer profissional.
4)Questionamento

            Como estão em 2013 as escolas da região norte do Brasil, que participaram do Projeto ProInfo desenvolvido pela PUCSP em parceria com a UFPA, após a formação de seus educadores?

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