FICHAMENTO
VIEIRA, Alexandre
Thomaz. Funções e papéis da tecnologia.
São Paulo, PUC-SP, 2004.
Resumo:
O autor
traz os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para a gestão escolar.
Ele apresenta e diferencia os conceitos
de: dado, informação e conhecimento e detalha como um dado se transforma
em informação e em conhecimento. Ele defende que o ambiente informatizado, com
o objetivo de gerenciar dados e informação, permite a criação e a melhora do
fluxo de conhecimento.
O autor
ainda descreve de forma sintetizada algumas considerações para implantação de
um sistema no ambiente escolar. E termina o texto com algumas questões que
subsidiaram na formulação de objetivos
para a implantação de tecnologias nas instituições escolares.
2) Citações
principais do texto:
“Os dados são
conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.” (p. 1).
“A informação é uma
mensagem.” (p. 2).
“O conhecimento tem
caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e
as informações.” (p.3).
“... ter um
ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos
que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado,
seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre as pessoas
que os detêm ...”(p.5)
“A criação de um
ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações
para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos da escola
requer de nossa parte, muito bom senso.”(p.5)
3) Comentários:
De acordo com o
autor os dados se transformam em informações e que se trabalhadas com o auxilio
da tecnologia será um grande aliado para que o fluxo de conhecimento esteja
presente na instituição escolar.
O processo de
implantação exige do gestor alguns cuidados específicos como organização do
sistema, construção de grupos, cultura organizacional, auto-organização.
4)Questionamento
O processo de
implantação não deveria passar pela avaliação da comunidade escolar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário