segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fichamento- Funções e papéis da tecnologia

FICHAMENTO

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.


Resumo:
O autor traz os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para a gestão escolar. Ele apresenta e diferencia os conceitos  de: dado, informação e conhecimento e detalha como um dado se transforma em informação e em conhecimento. Ele defende que o ambiente informatizado, com o objetivo de gerenciar dados e informação, permite a criação e a melhora do fluxo de conhecimento.
O autor ainda descreve de forma sintetizada algumas considerações para implantação de um sistema no ambiente escolar. E termina o texto com algumas questões que subsidiaram  na formulação de objetivos para a implantação de tecnologias nas instituições escolares.  
2) Citações principais do texto:
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.” (p. 1).
“A informação é uma mensagem.” (p. 2).
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.” (p.3).
“... ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre as pessoas que os detêm ...”(p.5)
“A criação de um ambiente informatizado, que tenha como objetivo gerenciar dados e informações para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos da escola requer de nossa parte, muito bom senso.”(p.5)
3) Comentários:
De acordo com o autor os dados se transformam em informações e que se trabalhadas com o auxilio da tecnologia será um grande aliado para que o fluxo de conhecimento esteja presente na instituição escolar.
O processo de implantação exige do gestor alguns cuidados específicos como organização do sistema, construção de grupos, cultura organizacional, auto-organização. 
4)Questionamento
O processo de implantação não deveria passar pela avaliação da comunidade escolar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário